» Ajude a salvar as ondas!

Recentemente a organização Save the Waves recebeu uma denúncia de que um pico (fundo de coral) chamado “O Além”, no estado brasileiro do Espírito Santo, está ameaçado pela construção da extensão de um pier por uma empresa multinacional de mineração, o que danificaria tanto a onda quanto o coral.

A Save the Waves vem tentando obter mais informações junto à Surfrider Foundation Brasil e com os denunciantes, mas até agora não obteve muito sucesso.

Se alguém que souber de algo relacionado ao problema, por ventura ler essa postagem aqui algum dia, pode entrar em contato com:

Carla Graziosi
Diretora de Meio Ambiente
carla@savethewaves.org
___________________

A Save the Waves está precisando também de ajuda do pessoal do Surf na luta para salvar as mais recentes ondas ameçadas, em especial essas três:

Ajuda a salvar essa onda!
RANCHO SANTANA, NICARAGUA
clique para ajudar

 

Ajuda a salvar essa onda!
PUERTO LOS CABOS, BAJA SUR, MEXICO
clique para ajudar

 

Ajuda a salvar essa onda!
SAN MIGUEL, BAJA NORTE, MEXICO
clique para ajudar

Não custa nada preencher os formulários (eles ficam logo abaixo dos textos das páginas), leva menos de um minuto, vamos ajudar aí, pô!

E se souber de qualquer ameaça à algum pico do Surf no Brasil, já sabe:
Reporte uma onda em perigo
________________________________________________Surf4ever

7 Respostas to “» Ajude a salvar as ondas!”


  1. 1 luis mizutani maio 31 2007 às 8:18 pm

    Naõ vejo ainda perto na minha região nenhuma onda em perigo, mas alguma coisa vem ocorrendo nos últimos anos em Santa catarina.

    Os fundos andam diferentes e praias como a Ribanceira em Imbituba estaõ recuando rumo ao continente…..a rua que havia ali já esta desabando e a água vem invadindo ela….

    acredito que algo vem ocorrendo, seja pelas alterações climáticas ou algum outro desequilibrio….

  2. 2 Surf4ever jun 01 2007 às 3:44 am

    Obrigado pela dropada aqui no Surf4ever e apresentação do seu blog, Luis Mizutani. Muito interessante sua iniciativa, ou melhor, iniciativas, pois são três blogs. Três temas cruciais para o Brasil e o mundo. Muito legal, parabéns e sucesso para as iniciativas.

    Quanto ao comentário, realmente tem algo acontecendo, e a causa são as ações erradas que o homen fez no passado e vem fazendo no presente, e a falta de ações para mudar o quadro. Acredito que na verdade não são as praias que estão recuando, mas o mar que está avançando, porém na verdade mesmo a maior parte das construções em muitos lugares, chegou perto demais, destruíu as restingas e as dunas, acabando com a movimentação natural destas. Agora, o mar está querendo tomar isso de volta, porém com o agravamente do derretimento dos polos.

    Valeu aí, seja bem-vindo,

    Gustavo
    Surf4ever

    ============================

    Sobre a postagem “Ajude a salvar as ondas!” esse primeiro dia parece não ter tido muito resultado, não foram muitos clicks nos links para apoiar os protestos da Save the Waves. É uma pena, os acessos não foram poucos para um simples blog, mas parece que as pessoas que leram não tiveram interesse. Mas é a história do grão de areia, fazer a sua parte, ou seja, a divulgação foi feita. Essa postagem ficará aí na web, para sempre, e talvez algumas pessoas ao longo da existência da Internet ou do planeta (o que durar mais entre os dois), poderão dar uma força para essa iniciativa. Talvez se um dia a praia que surfamos com mais frequência tiver sua onda ameaçada por construções, poluição ou outro motivo, nós nos coçaremos e pediremos para que outros nos apoiem também. Somos muito ocupados, o turbilhão de informações nos deixa malucos, não dá pra fazer tudo, mas alguma coisa temos que fazer, o que tiver ao nosso alcance não poderemos mais virar a cara.

    Gustavo
    Surf4ever

  3. 3 RD jun 01 2007 às 1:39 pm

    DAE OTTINHO, ESSA ONDA DE SAN MIGUEL NA BAJA CALIFORNIA É ALUCINANTE,UMA DIREITA QUE ABRE TUDOOOOOOOOOOOOOOOOO ATÉ O FIM, É UMA PENA SE ACABAR, TO DE CARA , JA ESTIVE LÁ EM 98 E ESTAVA PERFEITA, ACHO QUE É A MESMA , O LUGAR DO POVOADO OU CIDADE CHAMA-SE ENSENADA, E E´EUM LUGAR MTO MTO POBRE, COM CERTEZA VAI SER DIFICIL SEGURAR OS GIGANTES DA MARINA E SEUS MILHÕES DE DOLARES !! É UMA PENA !!

  4. 4 Maurio Borges jun 02 2007 às 11:28 am

    Fala Gustavo, tô eu aqui tra-vez, depois de uma quarta-feira memorável num Maracanã lotado numa das maiores emoções da minha vida! O pico do Além no ES é uma onda que rola num fundo de pedra – coral, assim como vários picos do litoral capixaba. O nome do pico é Além porque é muito longe mesmo da cidade, lá nos raios que os parta… (brincadeirinha)!!! Nos dias em que estive lá, produzindo material para o Surf Guia Brasil não tive a felicidade de ver quebrar boas ondas, mas o potencial do pico é bacana. Ele está situado ao lado de uma refinaria da Petrobras e será necessário a ampliação do porto para atracamento de navios. Não tem saída… É um pico de boas ondas, pelo que me falaram alguns poucos locais. Talvez por não ser um pico muito frequentado não ganhou da “mídia especializada” a importância que deveria. A sorte é que existe outras ótimas opções de surfe naquela região…
    Valeu!
    Ah, e obrigado pelas considerações no post do Surfersgallery!
    MB

  5. 5 Surf4ever jun 02 2007 às 4:53 pm

    Dae DOÍNHA, valeu a visita e a contribuição com mais informações sobre SAN MIGUEL. Certamente não será fácil, mas a SAVE THE WAVES está de olho lá para ajudar os Locais, por mais humildes que sejam. O mínimo que podemos fazer para ajudá-los, é preencher o formulário da carta que será enviada ao governo do México e nos juntarmos aos que estão apoiando a causa. Acredito que já tenhas feito isso, é claro. Valeu!

    ===================================================

    Fala Máurio,

    Como sempre, quando dropas por aqui as contribuições não são fracas! Tens base e conhecimento, e, o que é melhor, compartilhas isso! A informação que o Save the Waves tinha era de que tratava-se de uma empresa que não era brasileira, mas como tu estivestes lá e estás informando que trata-se da Petrobras, certamente deve ser isso. Vou informar sobre esse teu comentário para o pessoal do STW, acho que será a informação mais concreta que eles receberão até aqui.

    Quanto à quarta-feira passada ter sido uma das maiores emoções da tua vida, espero que a próxima quarta seja ainda mais memorável e emocionante no Scarpelli lotado!

    Quanto às considerações pela dica do Waveriders Gallery, era o mínimo que o Surf4ever poderia ter feito, tem cada imagem lá que é pra pirar, sejam fotos ou telas!

    Obrigadão por essa nova visita por aqui!

  6. 6 MATHEUS LUZ SOARES jun 28 2007 às 4:58 pm

    GOSTARIA MUITO DE AJUDAR A PRESERVAR AS BANCADAS DE CORAL E CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA RETARDAR OS EFEITOS CLIMÁTICAS QUE ESTÁ ACONTECENDO NA TERRA. FICA UMA DÚVIDA DE COMO POSSO FAZER ISTO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. SAVE THE EARTH! MAT

  7. 7 Surf4ever jun 29 2007 às 1:51 am

    Fala Matheus Soares,

    Valeu pelo drop por aqui.
    Tua dúvida também é minha dúvida. Como preservar a Natureza?
    Como salvar a terra? Como retardar os efeitos climáticos? Como reduzir o aquecimento global? Como fazer todas essas coisas da melhor forma possível? São perguntas que eu tenho tentado responder para mim mesmo, postando aqui mensagens que envolvem o nosso meio ambiente (principalmente o marinho), que envolvem também o problema da poluição generalizada e da nossa água, entre vários outros temas que todos nós já conhecemos.

    É realmente uma resposta difícil de ser encontrada diante de fatos que vemos todos os dias, mas nos conforta saber que algumas pessoas e entidades têm tentado fazer algo. As boas ações estão em cada esquina, assim como os perigos, mas entre as entidades com mais atitude em defesa da natureza, eu acredito que você pode conseguir mais informações para saber o que pode ser feito através destas:

    http://www.savethewaves.org
    http://www.surfrider.org.br
    http://www.greenpeace.org.br
    http://www.proplaya.cl

    Tem muitas outras mais, mas essas aí já podem te dar uma boa base.
    Peço a tua ajuda para tentarmos conseguir essas respostas!
    Seja bem-vindo, e continue surfando!

    Gustavo Otto
    Surf4ever


Deixe um comentário




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 420.167 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************