» Pra quem sabe o que é vSpy

Do you remember?Nunca tive um CD do vSpy vSpy (pra ser exato, sempre pensei que o nome correto era Spy vs Spy). Tive fitas cassete dessa banda que aqui no Brasil era e é conhecida e apreciada por pessoas que já se identificavam com o Surf nos anos 80 e 90. Faziam parte da caixa do grupo das fitas para escutar antes de pegar as ondas.

Nem sabia o nome dos integrantes. Acho que eles nunca foram de querer aparecer muito, e acredito que só devem ter se dado conta do quão eram venerados pelo pessoal do Surf aqui do Brasil muitos anos mais tarde. Naquela época, minha noção de inglês era pelo menos capaz de entender que a música Credit Cards era uma crítica ao consumismo, à futilidade, etc, mas isso era apenas um detalhe.

A sonzeira é que contava. Aquele som tocado de maneira tão original, e que era associado (por razões diversas da época) diretamente com o Surf: isso era o que contava mesmo. Hoje, numa curta observada em algumas letras das músicas que todos mais gostavam, nota-se a forte crítica, principalmente relacionada à assuntos da cidade de Sydney, do estado de New South Wales, da Australia, e também do mundo.

Aqui no Brasil, repito, era mero detalhe. Aquele som era o Surf, da mesma maneira que eram o Surf para nós o Midnight Oil, o Gang Gajang, o Yothu Yindi, o Hoodoo Gurus, o Australian Crawl, isso para falar apenas nas bandas australianas. (Caso esqueci de alguma, manda aí por favor).

Ao fazer a postagem anterior aqui no Surf4ever (“AO MOD TV VERS”), e saber quem é Craig Bloxom, enviei o link para ele através do formulário da página pessoal deste ex-integrante do vSpy e recebi o seguinte retorno (além do comentário na postagem citada):

Oi Gustavo! Thanks for the message and being a fan of Spys. We love Brasil & tenho saudades pra su pais cada dia. I live in Mexico now, see the picture below. Abraços, Craig B (…)

Sheri e Craig - photo belongs to Craig Bloxom
Sheri e Craig em algum lugar no México.

(…) obrigado por a pagina com historias do vSpy! Thanks for making your page for fans of vSpy to see all the videos & pictures. I appreciate this very much. Best wishes to you and your family… I miss Brasil every day. Vamos surfar! Abraços! CB (…)

Craig Bloxom - photo belongs to him
Craig Bloxom, ex-integrante do extinto vSpy vSpy.

(…) I have fond memories of Australia and Brasil, so it’s great to hear you have lived in Sydney. I lived there for 19 years back when there were not so many people, and we had the band formation. Maroubra and Bondi are very special beaches… of course I like the topless women! You may print the pictures of me and my partner Sheri… we have been together for many years and are always laughing and being very silly. I have wonderful memories of the bay in Floripa where you take the boat to the middle and walk on the island…. very beautiful. I miss Brasil. Brasil is a very special, spiritual place with wonderful culture. Thanks for being a fan of vSpy and tell your surfista friends that I say hello to all of them. Abraços pra todos! (…)

Drill Ship - photo belongs to Craig Bloxom
O navio em que Craig trabalha agora, que está, na data desta postagem, exatamente no OLHO DO FURACÃO.

(…) Right now I’m in Gulf of Mexico on a big drill ship. I am the Chief Steward and also a chef… and we have a big hurricane coming over to us. Maybe we have to take the ship to another spot away from the storm. I was on this ship when Hurricane Katrina destroyed New Orleans. It was very rough. Did you know Mike has the NU-Spys together with Mark Cuffe singing? They have a MySpace page you can look and find. They have videos of the band also. They are not the same without me (HA) but Mike is still great guitarist. Ok, I have to go. Thanks for supporting vSpy! Craig B”

Eu avisei já no início, que essa postagem é dedicada a quem sabe o que é vSpy, pois, do contrário, isso aqui pode significar nada.

Por: Gustavo Otto

________________________________________________Surf4ever

17 Respostas to “» Pra quem sabe o que é vSpy”


  1. 1 Felipe Luchi ago 21 2007 às 9:27 pm

    Cara, sensacional esse artigo. O sujeito foi parar num navio no méxico?!?
    abrs
    Felipe

  2. 2 Luiz Menegaz ago 23 2007 às 9:14 pm

    Eai Gustavo.
    Maneiríssima a matéria sobre o Spy. Mais uma vez vc mandou muito bem!
    Keep up the good work bro!
    Grade abraço
    Luiz

  3. 3 Rogério ago 24 2007 às 11:55 am

    Putz, em Porto Alegre tinha um programa semanal, na Ipanema FM, 1987, de 1 hora de duração, que tocava só surf music. Neguinho esperava o semana inteira pra gravar em cassete!!! Depois ia pegar onda naquele mar marron e gelado de Tramandaí, aquilo não era surf, era penitência!!!! hahaha!! Foi lá que conheci o vSpy, também achava que era Spy vs. Spy, que nem os personagens da revista MAD!!! Até hoje Spy, Hoodoo Gurus, Australian, etc. é obrigatório lá na baia!!!! Only good times we had, will have again!!!!!

    Abrax

  4. 4 Surf4ever ago 24 2007 às 1:00 pm

    Daí Felipe, coloquei o comentário na postagem certa pra ti, heheheh!
    Sim, o australiano Craig Bloxom agora trabalha em um navio (parece ser um petroleiro), e no momento tá no México. Deve tá passando um sufoco lá com o Furacão Dean.
    Valeu o drop por aqui, tenho visitado o blog Chasing The Lotus direto, tá show, muito bom mesmo.
    Abs,

    Gustavo
    S4e

    ===================================

    Valeu aí Luiz, e valeu aí Rogério pelo drop por aqui!

    Gustavo
    S4e

  5. 5 Andre,Vitoria E.S jan 20 2008 às 11:39 pm

    Cara, parabens voce mando muito bem
    era esatamente isso rolava o som e depois a galera ia p/ agua
    epoca muito boa, trabalhava a semana todo e nos fsm mandava ve
    hoje eu migrei para o kite surf mas nao deixo de ouvir este som
    isso faz bem para mente

    abraco e parabens a voce e aos integrantes da banda

  6. 6 Silvano fev 08 2008 às 11:45 pm

    Muito boa e informativa sua materia cara! po p/ qem ta perto dos 40 como eu (35 ainda heim!) deve lembrar daqeles programas de surf tipo realce e vibraçao q rolavam na decada de 80 nos canais menores da tv. as cenas de surf eram regadas ao som do spy, um deles ate no tema de abertura. corria atras d tudo sobre os caras e so o q conseguia eram fitas gravadas em lojas de rock, os donos ñ vendiam suas raridades! Graças ao Ricardo Chantilly, dono da antiga radio Fluminense aqi de Niterói RJ, q trouxe o Spy p/ tocar aqi (95/96), pude comprovar q em materia de simpatia e humildade o Bloxon é o cara!
    fiqei feliz em ter noticias dele e ver as fotos c/ aqele sorriso próprio!

    brigado e abraço!

  7. 7 Fe ago 25 2008 às 1:56 pm

    Gustavo, irado o retorno q vc recebeu do Craig Bloxom, não sabia onde o cara andava…..em algum lugar do México!!!! No meu ipod tocam algumas do vSpy, ainda, clarity our mind, minha preferida. Fui no show dos caras em 199….ainda tenho o ingresso guardado, relíquia!!!!!! Não esqueceu de nenhuma banda australiana, mandou bem… abs, fe

  8. 8 Paulo Mello fev 08 2009 às 1:38 am

    Cara, legal tua matéria sobre o Vspy. Fui no 1º show deles no gigantinho em……1995, com minha esposa que tava grávida do nosso filho….. muito legal.
    Depois fui no show que os caras fizeram no Opinião, e dele tenho uma fita vhs que a banda vendia no final dos shows e esta é autografada pelos caras….. verdadeira relíquia.
    Blz meu velho, abraço.

  9. 9 Rodrigo Rodrigues mar 02 2010 às 12:05 am

    Gustavo,

    Obrigado por postar este material sobre o vSpy. Cara, tô emocionado, tenho 37 anos, surfo desde os 9 anos e sempre antes de ir pro mar surfar, cumpria o ritual de ouvir o vSpy pra sentir a vibe do surf. Entende? Era importante pra mim e continua sendo, pois ainda cumpro o mesmo ritual antes de entrar no mar. Mais uma vez obrigado!

  10. 10 herba mar 13 2010 às 9:48 pm

    Muito bom!
    Conheci o Craig num show deles em parramata, Sydney em 1991.
    Hj (13/03/2010) vou num show do vspy no kiwi bar aqui na praia brava em itajai.

    Sera que ele vai tocar com a banda completa, com o mike e tal?
    Tomara!
    Abraçao

  11. 11 juliano abr 06 2010 às 4:37 am

    cara so fa do vspy desde o inicio dos anos 90. hoje tenho 33 anos. em 2000 vi um show deles em porto alegre no bar opiniao. foi o maximo… e fiquei triste em saber q acabou a banda. e feliz de saber q Craig Bloxom trabalha em um navio plataforma. pois to engressando nessa area tb no rio de janeiro. quem sabe com um poko de sorte e falando um bom ingles eu o conheça pessoalmente. abraço e vlw pela materia

  12. 12 Bruno set 07 2010 às 9:33 pm

    Muito bom esse artigo!!! Sempre fui fã dessa banda além das outras contemporaneas da austrália como australian crawl, gang gajang, midnight, hoodoo gurus, yothu yindi, ed kuepper… aqui em sampa fui em todos os shows dessas bandas no finado olympia durante a década de 90, só ia a galera do surf… tenho todos os cds deles australianos e só agora vi que eles tão valendo uma graninha por serem muito raros!!

  13. 13 Vicente Pereira Corrêa out 16 2010 às 12:27 am

    Tive o prazer de conhece-lo o Graig pessoalmente. O cara é muito gente boa e muito loucoooo!!! Bebemos juntos no bar empório de Ipanema juntamente com o grande nome da música aussie o Nick Barker outro cara cultuado pelos surfistas. Posso te falar de 1000 bandas aussies pois hoje eu tenho guardado mais de 5 teras de bandas australianas.
    Um grande abraço…cheers and beers mate!!!

  14. 14 Junior Cordeiro fev 01 2012 às 1:07 pm

    Muito bom Gustavo. meu nome é Junior Cordeiro estou vendo sua postagem proximo de 5 anos mais tarde, No final da decada de 90 conheci o V.Spy V.Spy atraves do Surf music nato e até hoje junto com hoodoo gurus e a maior referencia nesse estilo de musica pra mim , fui em show no começo de 2010 no Yankee bar em Curitiba, porem ja era um “novo” vocalista , apenas com o guitarrista original e assim mesmo curti.
    Gostaria muito de ter contato com o Craig , ele não faz ideia de como curtimos o SpY aqui! grande abraço Bro.

  15. 15 Ana Carolina jun 23 2012 às 8:08 pm

    Poxa muito obrigada por compartilhar seu conhecimento sobre essa Banda, que AMO demais desde criança, pois é muito difícil encontrar alguma coisa falando sobre eles na Internet !!!!
    Valeu mesmo, cara !!!
    Boas Ondas pra ti!!!

  16. 16 Rafael nov 29 2014 às 6:25 pm

    cara não vai ser fácil bandas boas de verdade como o spy se criar de novo,o jeito é passar pra nova geração ouvir aquele som único pra nunca se esquecer!

  17. 17 Trinity out 13 2015 às 7:17 pm

    Sou a vocalista brasileira, na época Carol Dakani que tocou com Spy vs. Spy em 1999 em turnê e depois no lançamento do CD solo de Mike Weiley. Estou na busca de arquivos antigos com o Programa Livre SBT, 89FM e outros nos quais aconteceram minha participação; Mantenho contato caso consiga algo deste material [áudio/vídeo]. Mais recentemente estive na banda Venus Volts e agora com o projeto The Astro Bullets.
    Trinity: pinupshoes@gmail.com


Deixe um comentário




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 420.185 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************