» Salted Footprints…

PEGADAS SALGADAS

Pegadas Salgadas é um vídeo-documentário que irá oferecer um panorama de como a cultura do surf se faz presente de maneira decisiva na ilha de Santa Catarina, contribuindo para determinar o perfil cultural, social e turístico de Florianópolis.

Sua proposta é a de registrar a “marca” deixada pelo surf na identidade de Floripa, mostrando as maneiras pelas quais o surf se estabeleceu como um canal representativo da vida da cidade, agregando um público heterogêneo, que interage em torno da paixão comum por deslizar sobre as ondas com uma prancha.

Muito mais “um filme sobre surf” do que “um filme de surf”, o roteiro destaca alguns personagens representativos das diversas atividades profissionais e de lazer ligadas à cultura e a indústria do surf na cidade. Um contexto que permite transitar por questões significativas da vida cotidiana de Florianópolis, como a preservação do meio-ambiente, os conflitos de identidade cultural gerados pela rápida imigração e o crescimento desordenado – culminando por fim nos seus reflexos diretos na prática do surf na região. Nas paisagens, o registro da influência desbravadora do surf no perfil turístico da ilha de Santa Catarina, exercendo um papel fundamental na popularização de locais como a Praia da Joaquina e a Praia Mole.

A composição dos muitos depoimentos e cenas cotidianas da diversificada lista de personagens, mesclados com tomadas aquáticas de ação e de natureza, visa imprimir uma narrativa dinâmica, que seja atrativa tanto para surfistas quanto para o público leigo, numa visão bem abrangente sobre o tema.

O projeto do documentário foi premiado na edição 2009 do Edital Catarinense de Cinema promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, recebendo no final de 2010 a primeira parcela dos recursos estipulados para a sua produção.

Com direção, roteiro e produção do jornalista Luciano Burin em parceria com as produtoras Scult e Muringa Produções, as gravações iniciaram no mês de fevereiro de 2011, com o lançamento oficial do filme previsto para julho de 2011.

Informações completas e acompanhamento da produção em: www.scult.tv

———-
Obs: o texto dessa postagem no Surf4ever foi montado utilizando diversos trechos de textos (escritos por Luciano Burin) extraídos do blog do documentário, com leves adaptações.

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

2 Responses to “» Salted Footprints…”


  1. 1 joao paulo abr 03 2011 às 10:09 am

    esse filme acho q vai ser bom hein? é outra visao…tem bixo ai q acha q o surf é so quem quebra as onda quenem pro…o simpls fato do cara so correr uma parede sem dar uma so manobra nao faz dele menor que o profissional q moe a onda…surf no geral de igual pra igual, sem classe social nem cor nem nada disso de pé ou deitado…aloha

  2. 2 luciano abr 03 2011 às 7:27 pm

    Oi Gustavo,
    Obrigado pela divulgação!
    Estamos em plena produção e estou muito feliz com os resultados até aqui!.
    Grande abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,906 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************