» Ondas cada vez maiores no Pacífico

“As ondas estão ficando cada vez maiores no Oceano Pacífico. Um estudo mostrou que a altura delas e o poder das tempestades de vento estão em crescimento nos últimos 30 anos. Segundo pesquisadores da Universidade de Oregon, o tamanho máximo das ondas pode chegar a 14 metros junto à costa norte dos Estados Unidos – um aumento de 40% desde a última estimativa, feita em 1996 – e até incríveis 40 metros em alto mar, durante tempestades mais intensas. Mas nada de “uhu”, surfistas. O fenômeno, que pode estar associado às mudanças climáticas e ao El Niño, é capaz de amplificar os casos de inundação e erosão em áreas costeiras.

– Embora não possamos afirmar que esse aumento das ondas vá continuar no futuro, nesse momento ele é real e deve ser levado em conta em qualquer planejamento de proteção costeira – afirmou ao GLOBO Peter Ruggiero, pesquisador da Universidade de Oregon e um dos autores do estudo, publicado na revista ‘Coastal Engineering’.”

A matéria completa de Carlos Albuquerque na seção “Ciência” do site do jornal O GLOBO (RJ), publicada em 12/02/2010 pode ser acessada por aqui:

Ondas estão cada vez maiores no Oceano Pacífico, onde aumento desde 1996 foi de 40%; aquecimento seria responsável

———
Obs: dica de Azor El Achkar

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

5 Responses to “» Ondas cada vez maiores no Pacífico”


  1. 1 Jovani Prochnov mar 08 2010 às 1:52 am

    Grande Gustavo, tudo certo?
    Andei um pouco sumido dos comentários mas não deixei de me atualizar no blog que continua irado.
    Esse estudo das ondas é sinistro, mas que tem muito big rider fazendo a cabeça por aí isso tem, olha o que foi a temporada no Hawaii esse ano, histórico!!!!
    Valeu…
    Abraço e boas ondas!!!

  2. 2 Daniel//hicrew mar 08 2010 às 7:33 pm

    Palpites abertos para Bells Beach//

    Após as emoções inicias do Quiksilver Pro em Snapper Rocks, descemos direto e sem escalas para a cidade de Torquay no estado de Victoria, Austrália. É ali, na famosa Bells Beach, onde anualmente acontece o Rip Curl Pro, o mais prestigiado e badalado campeonato de surf de todos os tempos.

    Aqui no Hi-Scores tudo pronto mais uma vez para você desferir uma nova rodada matadora de palpites nos 48 melhores surfistas do planeta. Outra leva de prêmios também já está disponível como recompensa pelo melhor prognóstico da etapa nº 2 da ASP WT 2010. Afiem seus palpites, portanto, e não percam o “timing” da competição pessoal!

    Tour//

    Após suas duas vitórias seguidas no tour (Pipeline e Snapper), como estará se sentindo Taj Burrow na empreitada pela busca de seu inédito título no circuito mundial? O que esperar de Fanning, Parko e Kelly? E o talento da nova geração fortemente representado por Dane Reynolds e Jordy Smith e suas belas performances no início de temporada… será que algum dos dois consegue desbancar um inédito título de etapa? E Adriano? E Jadson? Até onde os brazucas chegam em busca pelo sino mais cobiçado da história do esporte? Isso sem contar com Occy e Curren protagonizando o rematch #2!

    Eis as questões!
    Agora é com vocês. Façam e refaçam os palpites quando acharem melhor. Mantenham-se informados e ligados nas novidades para a 2ª etapa. Afinal de contas, só o melhor é que leva o caneco e a nossa premiação!

    * Produtos sujeitos à disponibilidade em estoque.
    ** Valor correspondente à produtos disponíveis na Super Loja Central Surf

    Abs//
    Daniel//hicrew
    http://www.hiscores.com.br
    hiscores@hiscores.com.br

  3. 3 Alexandre Turtle mar 08 2010 às 10:14 pm

    Dai cara!!!

    o lance é o seguinte, atravessei o ciclone que chegou ai na costa!!! As ondas estavam alucinantes aqui no mar… bem limpas com altas vagas fazendo o navio balançar de monte!!! imagino o que não quebrou ai no north shore e em toda costa de SC…
    valeu… Boas ondas!!!

  4. 4 azor mar 09 2010 às 5:06 pm

    Tomara que o Atlantico também ocorra o mesmo…. é só o que precisamos para surfar mais….

  5. 5 Alexandre Turtle mar 09 2010 às 10:37 pm

    pooo vendo as ondas no campeonato da joaca, mais as ondas que vi pelo waves nas praias da ilha… somadas as que vi passar aqui fora!!! fico imaginando o que não devia estar quebrando no north shore!!!!! e também nos fundos de pedra de todo litoral de SC… acho que não é só no pacífico que as ondas estão aumentando!!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,474 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************