» E assim foi no ano 2000…

“Projeto amplia surfe

A antiga polêmica entre pescadores e surfistas foi reacesa. O vereador André Freyesleben (PSDB) quer alterar a lei que regulamenta a prática do esporte durante a época de pesca da tainha, ampliando o número de balneários onde o surfe é permitido hoje entre 1º de maio e 15 de julho. Os pescadores prometem uma ação junto aos outros vereadores para impedir a aprovação do projeto.

A primeira lei que dispôs sobre o assunto é a 4601/95, que permitia a prática do surfe em todas as praias, com exceção da Barra da Lagoa, Campeche e Santinho durante a época de captura da tainha. No ano seguinte foi aprovada uma alteração, proposta pelo vereador Lázaro Daniel (PT), proibindo em todos os balneários, deixando livre apenas a Praia Mole e a Joaquina, legislação em vigor até hoje.

No projeto de Freyesleben continua sendo proibido surfar neste período, mas é aberto um leque de exceções muito maior. “Há uma delimitação de áreas dentro das praias que não são utilizadas pelos pescadores”, afirma ele. Um exemplo é a Praia do Moçambique, que tem uma extensão de 12 quilômetros e onde, segundo o vereador, a captura é realizada apenas próxima aos costões. “Ali existe um acordo informal entre pescadores e surfistas que libera o surfe na parte próxima a entrada da praia. O projeto tem este sentido: regulamentar este tipo de situação”, explica Freyesleben.

Na sua justificativa, o vereador argumenta que o surfe divulga internacionalmente a cidade e que a proibição já começa a trazer efeitos negativos à imagem turística de Florianópolis. “O site surf on line, por exemplo, alerta os surfistas sobre a limitação. Isso faz com que as pessoas prefiram outros locais para praticar o esporte”.

Ivo da Silva, presidente da Federação Catarinense de Pescadores, diz que o vereador deveria ter procurado a categoria antes de apresentar o proposição. “Há quatro anos não vinha sendo registrado nenhum confronto entre pescadores e surfistas. Com a divulgação do projeto houve problemas no Campeche, no último final de semana”, conta. Segundo ele, a primeira providência será conseguir uma cópia do projeto e depois recorrer aos outros vereadores. A admissibilidade ou não da proposta na Comissão de Constituição e Justiça deve ser discutida apenas na segunda semana de agosto, com o reinício das atividades do Legislativo.

Quarta-feira, 05 de Julho de 2000 – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Artigo do extinto jornal AN Capital.

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

3 Responses to “» E assim foi no ano 2000…”


  1. 1 rodrigo terror maio 17 2009 às 3:53 am

    só pra falar uma coisa a respeito..

    dá mais o turismo de surf que a própria pesca, ao menos é o que escuto dos próprios pescadores no Farol que alugam casa por lá… mas fazer o que…

  2. 2 Hugo maio 18 2009 às 4:30 am

    E aí Gustavo, conforme tinha te falado, repaginei o nossomundoeosurf.blogspot.com e já está no ar. Publiquei um post lá sobre essa polêmica da época da tainha, dá uma olhada lá!

    Valeu, abração!

  3. 3 Alexandre "Turtle" maio 18 2009 às 1:42 pm

    Viva a Tainha – é nossa tradição na ilha, lógico que nada tem de divertido não poder surfar, já sofri muito vendo lindas ondas quebrando sozinhas na praia e não poder cair. mas enfim, quem é local aqui ou ali sabe que rolam uns acordos informais, essa polêmica vai continuar até o dia que a pesca industrial acabar com os estoques de tainha nos oceanos. acredito na minha humilde opinião, pescadores e surfistas deveriam defender a preservação da tainha, pois os barcos industriais pescam muito antes do fim do defeso e descarregam o peixe congelado somente a partir da data de liberação.

    a luta pela preservação dessa espécie é que deveria unir pescadores e surfistas em uma causa comum, pois convenhamos nada melhor depois de uma sessão de surf gelado de outono/inverno catarinense que uma baita tainha seja na brasa seja recheada!!!

    Pela preservação das tainhas, do Surf e da Tradição Açorianas em nosso litoral.

    Grande Abraço

    Turtle.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,629 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************