» Roubando a Onda

STEALING THE WAVE: excelente leitura
por Kleber Batinga

STEALING THE WAVE - The Epic Struggle Between KEN BRADSHAW and MARK FOOO livro “STEALING THE WAVE – The Epic Struggle Between KEN BRADSHAW and MARK FOO”, de Andy Martin, é uma narrativa impressionante, e que eu nunca poderia imaginar, do encontro e das trajetórias desses dois grandes surfistas. Mesmo tendo conhecido os dois e andado no Hawaii nesse período que o livro narra, nem de perto poderia imaginar essa intrincada teia:

É inverno nos meados dos anos 80 e dois surfistas lutam pela supremacia na baía de Waimea, no North Shore Havaiano. The Bay era naquela época o santuário das Big Waves no planeta, não haviam sido revelados para o mundo, ainda, Mavericks e Todos Santos. Em Waimea quebram algumas das maiores e mais impressionantes ondas do planeta.

Nas palavras de Peter Mel, surfista de ondas grandes de Mavericks, ainda hoje Waimea é, na remada, o mais difícil e impressionante drop entre as ondas grandes citadas acima (fonte Surfline Water Magazine), além de que com ondas acima dos 25 pés, corre o risco de fechar a baía com tudo, e não ter canal para escapar, como as outras têm.

Ken Bradshaw é nessa época o mais respeitado no North Shore. Ele é da velha escola, e algumas pessoas acham que ele está demasiado velho, porém ele impõe respeito e comanda. O forte veterano do Texas ao longo dos anos setenta com suas guns, sua determinação, coragem, tem uma têmpera temível: quando irritado ou desrespeitado ficou conhecido por tirar pedaços das pranchas com os dentes, dando mordidas nas bordas das pranchas dos rabeadores, tirando fora as suas quilhas com as mãos e expulsando-os do outside.

Mark Foo, nesse momento, é o pequeno novato. O ícone da geração seguinte, este Filipino-Americano magro, com um simpático visual, está começando a encantar as multidões com seu repertório de manobras novas.

Com um olho afiado para uma boa fatia do mercado e excelente no marketing pessoal, Foo está dando ao ato de surfar um sentido novo e mais comercial, e é a antítese de tudo que Bradshaw acredita.

Tem várias historias épicas no livro, algumas em Waimea gigante, como no big swell de 1985.

Num dia perfeito em Sunset Beach, os dois surfistas estão na água pegando onda e Foo rouba audaciosamente uma bela direita bem no nariz do capitão Bradshaw, acendendo assim uma contenda amarga que durou em torno de dez anos e terminou, quando eles justamente começaram a se entender bem, em tragédia.

Na concepção de Norman Mailer, que escreveu The Fight e Touching the Void, Stealing the Wave não é apenas a história de uma legendária rivalidade. Vai ao núcleo do que significa competir, e examina o que acontece quando a competição, a paixão e a opinião vão demasiado distante, e se transformam em obsessão.

STEALING THE WAVES (2007) pode ser encontrado em lojas virtuais tipo Amazon.com ou na Livraria Cultura.

Aloha e boa leitura.

KLEBÃO

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

3 Responses to “» Roubando a Onda”


  1. 1 MaiNe maio 07 2009 às 5:51 pm

    Salve Gustavo!!
    É uma pena eu ser quase analfabeto no idioma yankee…
    Vou divulgar lá no meu blz?!
    Mahalo!!

  2. 2 Surf4ever maio 07 2009 às 9:22 pm

    Pô, qualé Maine? Stealing the Post? hahahahaaha! Tô brincando, irmão, manda bala! O Klebão mandou aqui para o Surf4ever, mas tenho certeza de que ele vai ficar amarradão que tu divulgues o texto também. Falou, abraço!

    Aproveito para agradecer mais uma vez ao Kleber Batinga, que só conheço virtualmente, mas que teve grande importância para o surgimento e tem grande importância para a continuação do Surf4ever. Outros textos dele (ou sobre ele) aqui no blog:

    » Klebão Batinga 5.4 Turbo

    » Campanha PAZ NO SURF

    » Surf forever

    Valeu Klebão!
    Abraço,

    Gustavo
    S4e

  3. 3 Surf4ever maio 20 2009 às 5:49 pm

    Esse texto publicado em 11/05/2009 no BLOG DO RICO (de Souza) tem tudo a ver com esse assunto:

    Mark Foo – Um dos big riders mais respeitados de todos os tempos
    http://colunas.globoesporte.com/ricodesouza/2009/05/11/mark-foo-%e2%80%93-um-dos-big-riders-mais-respeitados-de-todos-os-tempos/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,440 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************