» Nove anos salvando vidas

Foto Aleko Stergiou - Waves

Por Lucas Conejero

Há quase uma década, nascia nas praias de nosso país, o Salva-Surf Brasil Resgate. Uma entidade civil com sede na Barra da Lagoa, Florianópolis (SC), formada por surfistas de ondas grandes e salva vidas. Tinham um objetivo central: auxiliar profissionalmente o Corpo de Bombeiros e ajudar a diminuir as mortes por afogamento, tão freqüentes em nosso vasto litoral.

O tempo passou, o Salva-Surf ganhou respeito e admiração, treinou centenas de pessoas, ajudou a salvar milhares de vidas e o reconhecimento foi uma conseqüência. Atualmente, é responsável pela segurança dos surfistas em todos os campeonatos internacionais que acontecem no país, nas etapas do WQS e WCT.

“Os convites das entidades de surf são naturais. Tudo porque estamos num nível técnico extremamente alto. Dominamos as diferentes modalidades de salvamento, portanto, somos sempre lembrados para prestar esse serviço”, ressalta Bira Schauffert, um dos fundadores do projeto.

Segundo fontes da ASP, o Salva-Surf Brasil é uma referência em padrão de trabalho, equipamentos e técnicas avançadas. Por isso é convidada para cumprir a função nos maiores e mais expressivos campeonatos da perna brasileira do Tour Mundial. “Nossos homens (pilotos e socorristas) são excelentes surfistas, alguns ex-profissionais, todos gostam de onda grande e praticamente passaram suas vidas no mar, surfando e salvando pessoas”, continua.

Com base em Santa Catarina, onde mantém uma Escola de Surf e uma parceria com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), a ONG atua em dezenas de outros eventos náuticos que acontecem no Brasil. Além do surf, faz o seu trabalho em campeonatos de kite, wind, wake, canoagem, jet-ski e vela.

Sobretudo, encontra-se a importância prática do serviço social prestado. “Dar segurança aos atletas e ao público. Atendimento em toda área do evento, na segurança aquática, terrestre e todo suporte técnico: colocação de bóias no mar, transporte de fotógrafos e cinegrafistas aquáticos, manutenção da área de competição limpa e exclusiva, transporte de atletas para o outside em dias de forte arrebentação, a exemplo do que fizemos no WCT Brasil deste ano”, ressalta Bira.

As ações da entidade vão além dos eventos e buscam interagir e levar informações relevantes para quem precisa. “Oferecemos cursos de atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros avançados); Salvamento e Resgate com pranchas e jets, cursos de Tow In, tudo isso integrado ao pioneirismo de nossa Escola de Surf, nascida em 1989”.

Enfim, a organização fecha o seu 9º ano de vida com um balanço extremamente positivo. Apesar da dificuldade – típica da realidade brasileira – de conseguir condição para se estabelecer de forma concreta como mão de obra especializada, eles comemoram.

“Estamos construindo algumas células pelo Brasil, criando um padrão no patrulhamento aquático em parceria com grupos de outros estados. Também estamos presentes em documentários e comerciais para TV e para o cinema. São algumas portas que se abrem a um grupo realmente profissional e comprometido, que no próximo ano, completa 10 anos de muito trabalho e dedicação. A credibilidade e o reconhecimento são conseqüências”, finaliza Schauffert.

SALVA-SURF BRASIL RESGATE | www.salvasurf.com.br

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

0 Responses to “» Nove anos salvando vidas”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,331 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************