» Surf Dazantiga

Praia Vermelha em Garopaba-SC | Foto - Gilberto Arcári - 1979 | Fonte - Webpage de José Geraldo Mattos
Praia Vermelha em Garopaba-SC (1979) | Foto: Gilberto Arcári

Estão lá na página dos Estudos Fotográficos de José Geraldo Mattos, cerca de 20 fotos divididas em três galerias (clique nos títulos):

PRAIA DO SANTINHO E PRAIA VERMELHA VERÃO DE 1979
“Durante a primavera de 78/verão de 79 na praia do Santinho Florianópolis, formou-se um excelente banco de areia junto ao costão leste. Esse banco propiciou durante 6 meses ótimas ondas, até então não surfáveis naquele local, pois o point preferido até então era o meio da praia e outras praias como Joaquina e Mole. Excelentes fotos e filmes foram realizados naquele período, por fotógrafos como Saul Oliveira Filho, Flávio Boabaid e Gilberto Arcári, que foi quem realizou as fotos desta página.”

SURF EM CANASVIEIRAS, PRIMAVERA DE 1983
“Em setembro de 1983, a ilha de Florianópolis foi privilegiada por um grande Swell, este propiciou ondas de até um metro na região norte da Baía Norte. Picos como Pontas das Canas, Lambe-Lambe, Praia do Forte e Rio do Brás ficaram propícios ao surf por quase 5 dias. As fotos abaixo foram tiradas por Patrícia G.S. Mattos, durante esta excelente semana de boas ondas.”

MAIS SURF
“Nesta página procurei colocar outras fotos tiradas no período 1979/1983, obtidas durante os vários surfaris realizados pelo litoral Catarinense, que nesta época era praticamente descrowdeado, e frequentado somente por surfistas locais. Nada contra o crowd, pois reconheço que o atual estágio do surf catarinense, se deve em muito, aos intercâmbios e aos campeonatos que aqui se realizaram, mas o prazer de surfar picos virgens como, Silveira, Praia do Rosa e Ferrugem em meados da década de 70 é incomparável. As fotos desta página foram realizadas por Gilberto Arcári.”

_______________________________________________Surf4ever

6 Responses to “» Surf Dazantiga”


  1. 1 musicyourself jun 20 2007 às 12:19 pm

    Irada as fotos!

    Rio do Brás, classe A+ Plus, foda é que quando o rio estoura e dá uma marola, é muito nojento “esgotosurf”!

    Vou deixar uma contribuição aqui, do meu coroa (Mário César Evangelista, vulgo Juca) na Barra da Lagoa, em 1976.

    Ainda não tinha os molhes que hoje caracterizam aquele canto direito, e era conhecida como a “Guarda do Embaú pra direita”, devido a alta qualidade de las olas, ali naquele canto, quando o mar dava uma subida de leste. Além do canalzinho, hehehe

    Em relação ao post da História da Joaca, ontem conversando com ele, me falou que não guardou nada de material daquela época pra contribuir(também não surfa mais!), mas participou como conselheiro na primeira associação de surf de Santa Catarina, ali da Joaca.

    Abraços
    Babo

  2. 2 Maurio Borges jun 20 2007 às 2:19 pm

    Gustavo sou obrigado a comentar esse post. Ah, essas fotos do Rio do Brás! Eu estava lá. Ainda não pegava onda, era um moleque. Eu tenho um tio que tem casa na rua do Rio do Brás (primeiro morador)e nós (família) estavamos lá visitando. (naquele tempo ir do centro a Canasvieiras era uma viagem…) Eu fui dar uma volta na praia antes do almoço e vi aquela galera de prancha na água. Acho que foi o meu primeiro contato com surfe. Meus primos, o Cuíca, o Rato Richard e o Eduardo Borges também estavam na água nesse dia… Nunca mais vi o Rio do Brás “quebrando” daquele jeito. Era uma manhã de sol, vento terralzinho e umas ondas certinhas, na boca do Rio, que nessa época era muito limpo e tinha siri guarra azul e camarão pistola. Du Caralho! Anos mais tarde, produzindo a revista Resgate,queria contar essa história, Consegui descobrir o nome do fotografo e consegui falar com o Gilberto Arcari, hoje dentista, mas ele me disse que havia perdido todo aquele material. Hoje vendo as fotos eu tive a oportunidade de recordar! Incrível, ganhei o dia!

  3. 3 Surf4ever jun 20 2007 às 5:01 pm

    Babo,

    Que contribuição irada essa tua e do teu coroa, brother, tanto em palavras como em imagem! Que foto show essa da Barra da Lagoa em 76! Essa aí vai virar um post aqui, não vai demorar muito, pode estar certo.

    Valeu mesmo cara, muito legal essa tua visita por aqui.

    Abraço,
    Gustavo

    ==========================

    Máurio,

    Quando eu encontrei essas fotos na web semana passada, imaginei que se tu ainda não as conhecesse, irias ficar amarradão em vê-las. Gostaria de saber mais sobre a revista Resgate, quando puder publica alguma coisa lá no Alohapaziada pra gente ver!

    Muito legal passar aqui no blog ao meio-dia e ver esses dois comentários alucinantes.

    Valeu!!!
    Gustavo

  4. 4 LOBO.COM jun 21 2007 às 6:53 pm

    Q MOUSSE HEIN, LEITE DERAMADO MESMO, PO PENA Q NÃO QUEBRA MAIS NÉ? PARECE Q AS RESSACAS ESTAO ACABANDO!! PO SHOW UM SONHO A VERDADEIRA VALINHA!!ISSAAAAAA. SAUDADE DOS PICOS DO NORTH SHORE DE FLORIPA, ADORMECEU!

  5. 5 Hugo jul 16 2009 às 9:10 pm

    Cara muito legal.. hoje entro no seu blog e rsolvi dar uma olhada nessa sua sessão surf dazantiga… que irado ver essas fotos de ondas em Canas.. me lembro uma vez que fiquei umas duas semanas hgospedado junto com minha mãe e meu irmão num hotel a beira-mar em canas, eu era bem criança na época, era inicio da década de 90 devia ser ali por 1993, 94 no máximo, na época não surfava só brincava de morie, se é que isso já não era surf né.. enfim to dentro do mar desde que eu me conheço por gente essa é que é a real, mas só encarei o surf mais a sério mesmo depois dos 16 no início dessa década. Mas voltando ao assunto, me lembro que um dia tínhamos ido a praia demanhã cedo e bem ali no trapiche fiquei abismado com o que estava vendo, surfistas brincavam numas ondinhas perfeitas que quebravam por ali… me lembro que tinha bastante gente e era um clima de pura diversão… nunca vou me esquecer daquele dia…

    Hoje depois de grande pude entender como rola essas jóias raras, inclusive já tive o privilégio de pegar algumas dessas ondas da baía norte clássicas.

    Cara, se você tiver fotos, ou souber de algum site que tenha fotos desses picos quebrando, teria como me mandar por e-mail? ficaria mto grato!

    Show esse post cara… algumas das melhores ondas do nosso litoral estão por essas áreas.. uma pena ser tão raras…

    Uma outra pergunta que te faço, já aproveitando o “ensejo”, cara você já ouviu falar de ondas na Baía de São Miguel em Biguaçu??? já ouvi algumas histórias de uns caras ae das antiga, mas me pareceu “história de surfista” hahaha

    Grande abraço, teu blog é um vício.

  6. 6 andre ferreira jul 19 2011 às 3:31 pm

    na década de 80 pegamos onda na praia vermelha. ao chegarmos na praia, logo em seguida chegou um senhor magro, alto, de cabelo branco, aparentando uns 70 anos!!!
    ele estava de conga! e caiu na água de pranchão com a gente. Foi emocionante! O mar estava clássico e foram algumas das melhores ondas de nossas vidas! tenho fotos deste dia. o final de tarde foi maravilhoso. E ficamos encantados com aqquele senhor simpático. Um momento de verdadeiro soulsurfing!!!


Deixe um comentário

“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,850 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************