» Dia Mundial da Água

Li no site da Agência Nacional de Águas (ANA), que o Dia Mundial da Água (22/3), mobiliza a sociedade civil e o Poder Público em todo o Brasil durante o mês de março. Com o intuito de divulgar os eventos que acontecerão no período e ampliar a discussão em torno dos recursos hídricos no País, a agência criou o “Águas de Março”.

Calendário Mundial de Eventos (em inglês)“Lidando com a escassez de água” é o tema do Dia Mundial da Água deste ano. Instituída em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), no Rio de Janeiro, a data visa a estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os mais diversos atores sociais para a elaboração de medidas práticas voltadas à solução de problemas.

Futuro mundial?É importante destacar que a escassez de água não se restringe às regiões semi-áridas e/ou desérticas. Há diversas áreas que apresentam abundância em termos quantitativos, mas escassez em relação à qualidade dos recursos hídricos. Para a ONU, o conceito de escassez tem a ver com o desequilíbrio entre a disponibilidade e a demanda.

No Decreto de 22 de março de 2005, que instituiu a Década Brasileira da Água, até 2015, o Presidente da nossa República decreta que a mesma “terá como objetivos promover e intensificar a formulação e implementação de políticas, programas e projetos relativos ao gerenciamento e uso sustentável da água, em todos os níveis, assim como assegurar a ampla participação e cooperação das comunidades voltadas ao alcance dos objetivos contemplados na Política Nacional de Recursos Hídricos ou estabelecidos em convenções, acordos e resoluções, a que o Brasil tenha aderido.”

Muito interessante a redação. É pena que já se passaram dois anos da década e até agora sabemos que nada de prático tem sido feito para realmente salvar nossa água. Triste.

por Gustavo Otto

________________________________________________Surf4ever

Anúncios

2 Responses to “» Dia Mundial da Água”


  1. 1 JP mar 22 2007 às 1:28 pm

    Realmente o projeto é muito bom, pena mesmo que, como muitas coisas no Brasil, a gente sabe que eles vão deixar a água toda apodrecer para depois disso começar a tomar uma atitude…mas se hj que o problema já é visado, tão jogando toda a merda e lixo nas nossas lagoas, mares, rios, etc, imagina quando a água tiver 100% poluída? A água vai virar ouro e quem for pobre vai morrer de sede, assim como já acontece em muitos lugares do nosso planeta, inclusive aqui no Brasil. O sistema faliu faz tempo e os impostos que deveriam ser destinados a esse tipo de problema tão indo direto pro bolso dos nossos políticos ladrões…Só para finalizar:
    Nossa linda Lagoa da Conceição tá podre, nossas praias, ontem saí de dentro do costão direito da Brava (norte da ilha) me coçando, com a pele irritada…trabalho à uma quadra da Beira mar e nesse calor de 30 e pocos graus não posso mergulhar ali para me refrescar pq toda a merda da nossa população vai direto pro mar…Daí a pergunta: Querem q Floripa se desenvolva e receba seus turistas como, se tá tudo podre inclusive a água???
    É vergonhoso um país com tantas belezas naturais como o Brasil ser tratado sem a mínima preservação…Deixando a Amazônia se acabar e nossos mares, rios, lagos e lagoas aprodrecerem, sendo usados para jogar a merda toda…Cultura do povo varrer a sujeira pra debaixo do tapete e fazer o que é mais “fácil” sempre!!!

  2. 2 Vladimir mar 22 2007 às 4:49 pm

    Quero cumprimentar o pessoal do SURF4EVER por ter aproveitado a ocasião do DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA e trazer este tema para a pauta dos praticantes do surf.

    Assim, aproveito e amplio alguns dados, oportunizando a disseminação da informação e esperando que através da indignação consigamos alterar o processo de degradação dos recursos hídricos.

    Ainda hoje li que o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, comentou “que a escassez de água pode ser física, econômica ou institucional e pode flutuar no tempo e no espaço. Hoje, cerca de 700 milhões de pessoas, em 43 países, sofrem de escassez de água, um número que poderá aumentar para mais de três bilhões, até 2015.”

    É da FAO, através da ONU, a informação de que a agricultura consome 70% da água doce que se extrai dos cursos d’água superficiais e subterrâneos, cifra esta que se aproxima de 95% nos países em desenvolvimento.

    Uma simples análise destas informações nos remete aos conflitos quanto aos diversos usos da água, onde se digladia o uso mais nobre que é o abastecimento doméstico, com os demais. E se constata que este cada vez perde mais terreno.

    A complexidade do tema é enorme, mas o fundamental é percebermos que a escassez é uma tendência.

    A física, oriunda dos desmatamentos, da contaminação por esgotos domésticos e industriais, da urbanização descontrolada.

    A econômica devido à falta de ação com relação aos aspectos físicos citados, fazendo com que o custo da água seja cada vez maior.

    E a institucional representada pela pouca importância dada pelos países na administração deste setor altamente estratégico.

    No Brasil a situação é altamente preocupante. O maior problema é a falta de saneamento, que contamina os recursos hídricos. Para resolver a questão serão necessários aproximadamente 180 bilhões de dólares. Como pouco tem sido investido, cada ano aumenta a contaminação.

    Precisamos mudar este rumo.

    Vladimir Ortiz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,734 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************