» Surfer’s Code: livro de Shaun Tomson

Shaun Tomson - Photo: James Cassimus - surfline.com

Eu nunca virarei minhas costas para o oceano.
Eu sempre vou remar de volta para o outside.
Eu vou fazer o drop com determinação.
Eu vou saber que sempre haverá uma outra onda.
Eu vou me dar conta de que todos os surfistas são unidos por um só oceano.
Eu vou remar em volta da zona de impacto.
Eu nunca irei lutar contra uma corrente marítima.
Eu vou tomar cuidado com outros surfistas depois de uma grande série.
Eu vou falar sobre o meu encantamento com o surf para um não-surfista.
Eu vou pegar as ondas, e não remar para a praia.
Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.
Eu vou honrar o esporte dos reis.

Shaun Tomson dispensa apresentações. Com 51 anos hoje, foi o campeão mundial de 1977, além de ter ficado entre os seis melhores competidores do mundo de 1976 até 1984. As lições que aprendeu com o Surf, como confiar nos instintos, andam paralelas com a sua vida. Depois de 14 temporadas no circuito mundial, se aposentou em 1989.

Seu livro Surfer’s Code (Código de Surfista), lançado em novembro de 2006, compartilha 12 simples lições que ele aprendeu em sua infância na África do Sul durante o regime do apartheid e nos campeonatos em muitas das mais famosas praias do mundo. Seus autógrafos são acompanhados de mensagens como “Keep surfing in your heart” ou “Surfing is the only life.”

No começo de 2006, ele e sua mulher perderam seu filho de 15 anos. Mas ele está acostumado às dificuldades da vida, como na vez que seu pai, treinando para a equipe olímpica de natação, teve seu braço estraçalhado por um tubarão. Ou quando seus negócios foram por água abaixo.

A vida continua. Morando na Califórnia, perto de um de seus picos favoritos, Rincon, em Santa Bárbara, ele passa o espírito do surf para jovens surfistas e para todos os não-surfistas ao seu redor. Continua a surfar todos os dias. De fato, um dos 12 mandamentos de seu livro diz: “Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

por Gustavo Otto
(adaptado e traduzido da matéria “More than just waves” – floridatoday.com)

————————

no Submarino.com.br

+ Surfer’s Code: 12 Simple Lessons for Riding Through Life

________________________________________________Surf4ever

Livros - Submarino.com.br

4 Responses to “» Surfer’s Code: livro de Shaun Tomson”


  1. 1 Luiz Menegaz dez 28 2006 às 1:49 pm

    Eai Gustavo, parabéns mais uma vez pelo blog!

    O livro do Shaun Tomson parece ser bem interressante, acho que vou ser obrigado a comprar. Estava assistindo ao webcast do Pipemasters em inglês, e depois de pegar altas na bateria dos “veteranos”, Shaun foi até o palanque comentar uma bateria na transmissão. Mesmo depois de quebrar o nariz um pouco antes durante a sua bateria depois de não completar um tubo, ele não conseguia disfarçar o entusiasmo ao comentar as ondas impossíveis que o Slater estava completando para Backdoor. Parecia um grommet vendo Pipeline pela primeira vez, e não um vencedor do Pipeline Masters. Acho que essa atitude e entusiamo reflete precisamente o espírito do seu blog. Vida longa ao Surf4ever!

    Grande abraço do teu brother,
    Luiz Menegaz

  2. 2 João Paulo fev 26 2007 às 6:00 pm

    Esse carinha é um exemplo de vida para todos nós, nunca li esse livro mas está na minha lista… Grande surfista, esse carinha é de fé…

  3. 3 morganusvitus abr 04 2007 às 10:32 am

    The site looks great ! Thanks for all your help ( past, present and future !)

  4. 4 Alex jun 09 2010 às 5:56 pm

    Achei muito interessante a matéria, pena que o shaun fez do surf o seu deus. Costumo falar desse amor pelo surfe mas principalmente do amor que Deus me deu, para um surfista e um não surfista. Ao invez de adorar a criação devemos adorar ao Criador e falar desse amor que ele tem por nós e inevitável. Jesus é o caminho que nos leva até o Deus todo poderoso.

    Surfista de Cristo.

    abraço


Deixe um comentário

“Eu vou pegar uma onda todos os dias, mesmo que seja na minha mente.”

“I will catch a wave every day, even in my mind.” Shaun Tomson

Uso recomendado:

Pra lavar a alma!

contato@surf4ever.com.br

Fica a vontade em mandar e-mail, ou comentar em qualquer post do blog, mesmo que seja antigo!

Blog com:

  • 415,474 hits

No blog agora:

hit counter

Arquivos:

Parceria Sul-Americana:

Melhor em 1024 X 768 pixels

******************************